Como a sustentabilidade reflete no ramo imobiliário, seus benefícios para marcas, investidores e sua valorização ao longo dos anos
Por influência dos avanços tecnológicos, onde nota-se mudanças modernas sobre práticas simplórias do cotidiano, como artesanatos sendo substituídos por impressões em 3D, carros a combustão sendo substituídos por carros elétricos, a sustentabilidade também se tornou pauta nos assuntos do mundo inteiro trazendo a ideia de que um futuro sustentável é essencial para a desenvoltura de uma empresa.
Nos últimos anos, tem sido cada vez mais comum observar a maioria das empresas de construção civil adotarem a causa da sustentabilidade como uma de suas prioridades, demonstrando um compromisso firme com a construção da sociedade, mas também, de um futuro sólido que não prejudique a natureza. O setor tem se encarregado de aplicar sua prática sustentável com o objetivo de influenciar positivamente para a economia e o desenvolvimento do Brasil.
Além de se adequarem a grandes mudanças inovadoras, as marcas do setor imobiliário ganham reconhecimento notório diante do público consumidor e do mercado atuante ao se ajustarem ao modelo eco-friendly.
Eco-friendly e seu modelo de construção
O eco-friendly, que no português pode ser traduzido para “amigável ao meio ambiente”, é um termo utilizado para descrever produtos, práticas ou estilos de vida que são ambientalmente responsáveis e sustentáveis.
Para o mercado imobiliário, sua construção, também chamada de “arquitetura verde”, diz respeito a métodos, materiais, políticas e práticas que visam minimizar o impacto ambiental durante o processo de construção e ao longo da vida útil do edifício. O objetivo principal é promover o consumo responsável e um modo de vida saudável, enfatizando sempre a preservação e os benefícios de preservar espaços verdes, ao praticar os compromissos socioambientais, tanto por parte das empresas quanto das pessoas.
Exemplos de materiais eco-friendly utilizado em grandes construções civis
Uma variedade de materiais de construção sustentável emergiu recentemente no mercado com o objetivo de mitigar o impacto ambiental da construção civil e de suas operações. Esses materiais são desenvolvidos com foco na redução de danos ao meio ambiente e na melhoria da eficiência energética das construções. Dentre eles, destacam-se:
Energia solar
Este é um dos mais famosos e queridinho que vem ganhando destaque ao longo dos anos por sua praticidade e economia. À medida que sua popularidade aumenta, a energia solar está impulsionando não apenas a geração de energia, mas também o crescimento no setor da construção civil.
Madeira de demolição
Outro queridinho que combina estilo, personalidade e, muitas vezes, um toque vintage para os amantes dos tempos que não voltam mais. A madeira reciclada é proveniente de materiais antigos que recebem uma nova chance de vida, sendo reutilizada para diferentes fins. Esta prática oferece uma alternativa viável para construções sustentáveis, já que reduz a necessidade de manufatura ao reaproveitar materiais de construção.
Além de aquecedor de água com placa solar, que valoriza a conversão da energia solar em energia térmica; Bambu, uma alternativa fascinante na hora de garantir o reforço nas construções. Entre outros benefícios que satisfazem, também, a experiência diária do investidor.
Benefícios das construções eco-friendly
Segundo especialistas do setor, os investimentos financeiros em materiais sustentáveis trazem, também, satisfação e retorno a longo prazo:
Acredito que investir em imóveis eco-friendly não é apenas uma escolha ética, mas também financeiramente inteligente, pois esses imóveis tendem a valorizar rapidamente e atrair uma variedade de compradores conscientes do meio ambiente.
Marcia Costelo, corretora e sócia da empresa Sava Invest nas unidades de São Paulo e Alphaville.
Dessa forma, optar por escolhas sustentáveis e positivas a longo prazo, os investidores diminuem consideravelmente o prejuízo, evitando também, descartes e desperdícios. Além dos benefícios ambientais que essa abordagem promove diante dos efeitos no planeta, o eco-friendly oferece uma série de vantagens para aqueles que prezam por durabilidade, economia e qualidade. Mas também, para o bem-estar mental.
Segundo o site World Wildlife Fund, em um estudo realizado em 2023, o contato com a natureza traz benefícios significativos para a saúde ao diminuir hormônios associados ao estresse. Sendo assim, para além de melhorias da qualidade de vida, valorizar o imóvel e gerar economia, a estrutura eco-friendly pode trazer benefícios duradouros, também, para a saúde dos moradores, uma vez que sua estrutura remete a natureza, causando a sensação de relaxamento e satisfação a longo prazo.
Optar por um estilo de vida eco-friendly traz uma série de benefícios para o investidor e para o meio ambiente. Ao adotar práticas sustentáveis e utilizar produtos ecologicamente corretos, o ser humano contribui para a preservação dos recursos naturais e para redução do impacto ambiental negativo. Elevam a melhoria da qualidade de vida e do bom investimento financeiro e sustentável.
E você? Já pensou em adquirir um imóvel com benefícios sustentáveis a longo prazo? Essa leitura foi produtiva para ajudar você a investir com sabedoria? Conte para nós nos comentários e conheça nosso site com oportunidades valiosas para um investimento rentável.
Tema super relevante, precisamos buscar alternativas mais sustentáveis para reduzir os impactos ambientais. Na minha casa tenho energia solar, telhado e móveis feitos com madeira de demolição. A longo prazo observo uma grande economia financeira usando esses recursos, e ainda dou a minha pequena parcela de contribuição para preservação do meio ambiente.
Excelente texto, precisamos pensar em buscar alternativas para tornar nossa vida mais sustentavel, para o meio ambiente e para nossa saúde mental.
Texto interessante, muito importante cuidar do meio ambiente, fazendo construções que não prejudiquem a natureza.