Investindo em imóveis para aluguel: Estratégias e considerações

Vantagens de investir em imóveis de locação e estratégias visionárias para uma rentabilidade a longo prazo

A terceira Lei de Newton diz que para toda a força de ação existe uma força de reação no sentido contrário. Essa aplicação pode ser metaforicamente usada para definir os imóveis de locação no mercado imobiliário, quando a ação de investir de forma estratégica pode ser extremamente positiva e gerar um retorno financeiro gratificante para o investidor.

Em contrapartida, a falta de um plano de gestão e de orientações de profissionais e especialistas da área podem resultar em um investimento pouco rentável ou em grandes prejuízos que influenciam diretamente no retorno desse investimento.

Para investir com sabedoria, obter os resultados tanto almejados e até mesmo se surpreender positivamente com um retorno financeiro que possa explodir o seu bolso de alegria, fique de olho neste texto e nas dicas logo abaixo.

Faça uma pesquisa de mercado

Quando se fala em investir, é necessário pensar em todo o contexto da obra e o primeiro deles começa com a pesquisa de mercado. Por isso, é necessário que o investidor vá em busca das áreas que apresentam uma demanda crescente de busca por aluguel, seja ela pela localização estratégica, desenvolvimento de infraestrutura ou pela presença de instituições educacionais e corporativas. Ter conhecimento do mercado favorece em decisões fundamentadas e aumentam as chances de escolher propriedades com maior potencial de retorno.

Para além dos imóveis já existentes no mercado, também é visionário olhar a longo prazo para descobrir os planos futuros da prefeitura e do governo estadual, antecipando-se às áreas que receberam construções de lazer, ampliação do transporte público e até construções de novos bairros. Quanto maior for o plano de valorização da região, melhores serão as chances de valorização e rentabilidade do investimento.

Vantagens de investir nos imóveis para locação

Diante da volatilidade do mercado financeiro e da instabilidade econômica do país, muitos indivíduos exploram alternativas para investir seu capital de maneira segura e lucrativa. Uma das escolhas mais convencionais é direcionar os investimentos para os imóveis de locação do mercado imobiliário.

Esse direcionamento tem se tornado uma estratégia sólida e cada vez mais viável para gerar fluxo de renda passiva que possam sofrer alterações financeiramente positivas de valorização ao longo do tempo. Dessa forma, os investidores também ampliam seu patrimônio à medida que o valor do imóvel aumenta.

O olhar do investidor

Um investidor imobiliário é alguém que compra, vende ou mantém propriedades com a expectativa de um benefício futuro, visando a possível reação de retorno positivo da lei de Newton. O que os investidores imobiliários esperam pode diferir dependendo de seus objetivos e estratégias de investimento.

Por exemplo, um investidor de longo prazo pode estar interessado em adquirir propriedades para locação a fim de construir um fluxo de renda passiva estável ao longo dos anos ou para alcançar a valorização do capital a longo prazo. Por outro lado, há o investidor de curto prazo que pode se concentrar em comprar e vender propriedades de forma ligeira com o objetivo de realizar lucros rápidos, aproveitando-se de oportunidades de mercado ou de valorizações pontuais.

Embora haja diferentes tipos de investidores, que variam também de investidor individual ou institucional, sendo aqueles que prezam por objetivos pessoais e outros que optam por uma variedade de propriedades diferentes, o que todos tem em comum é a expectativa da rentabilidade do seu capital investido.

Quando a gente fala em investidor, sempre vamos pensar em números, porque o que interessa para ele é o que vai render. O que eu sempre falo com o investidor é o que eu vou investir, qual a rentabilidade, o que irá valorizar e o que trará de retorno. E o que vai trazer é lucratividade e valorização do que esse ativo ou passivo terá ao longo do prazo.

Disse Ihanka Cordeiro, engenheira, corretora, proprietária e fundadora da empresa Sava Invest.

Ao adquirir propriedades para aluguel, os investidores também têm a oportunidade de diversificar seu portfólio, ganhar reconhecimento e construir um patrimônio consistente. Essa visibilidade pode trazer boa reputação e até ganhar notoriedade como proprietários sólidos e confiáveis diante do grande mercado competitivo da imobiliária.

Perigos de investimento

O investimento possui riscos como em qualquer outro, mas no ramo imobiliário, essas escolhas podem ir de zero a cem rapidamente. Alguns dos principais riscos incluem a volatilidade do mercado imobiliário, com possíveis flutuações nos preços dos imóveis, e a liquidez limitada dos investimentos, tornando a venda de propriedades mais demorada. Inclui, também, custos de manutenção e reparos, possíveis desvalorizações do imóvel, riscos de financiamento e mudanças regulatórias também são pontos importantes para levar em consideração. Por isso, criar estratégias e caminhar com ajuda de especialistas da área dão um up na hora de mirar e acertar o alvo.

Três dicas estratégicas para investimento

Apesar da sua popularidade, investir o capital em imóveis para locação não é a única forma de pensar em rentabilidade a longo prazo. Há inúmeras formas de investir no mercado imobiliário onde seu lucro também advém da valorização ao longo dos anos. Dentre elas:

Considere comprar imóveis na planta

Comprar imóveis na planta pode permitir que os investidores adquiram propriedades a preços mais acessíveis, aproveitando-se de descontos ou condições favoráveis oferecidas pelos construtores. Além do potencial de melhores preços, investir durante a fase de construção permite que os investidores tenham a oportunidade de personalizar e adaptar a propriedade de acordo com as demandas do mercado. Outro benefício maravilhoso é a possibilidade de valorização do imóvel antes mesmo de ser concluído, uma vez que os preços tendem a subir à medida que a construção avança e a área se desenvolve.

Invista em terrenos

“O futuro não é um lugar que estamos indo, mas um lugar que estamos criando”, já dizia o escritor, ilustrador e piloto francês Antoine de Saint, com seu pensamento visionário de que o presente é a preparação para o futuro. Em outras palavras, quando traçada a estratégia da localização, crescimento urbano e região de grande valorização imobiliária, o retorno do investimento em terrenos pode chegar mais rápido do que o esperado. Além de possuir um menor custo de investimento – em comparação com imóveis já construídos – para aqueles com o orçamento limitado.

Escolha uma imobiliária de confiança para obter suporte

Uma imobiliária de referência no mercado oferece acesso a um amplo inventário de propriedades, permitindo que os investidores escolham entre uma variedade de opções que atendam às suas necessidades e objetivos. Mas mais do que um catálogo de opções de investimento, é necessário possuir expertise no mercado local e fornecer insights sobre tendências de preços, demanda por aluguel e potencial de valorização. Os investidores também podem beneficiar-se de transações transparentes, orientação jurídica e suporte durante todo o processo de compra, aumentando a segurança e minimizando os riscos associados ao investimento imobiliário.

Você tem interesse de investir em imóveis para locação? Já pensou nessa possibilidade de renda a longo prazo? Conte para nós nos comentários e visite o nosso site que está cheio de terrenos, imóveis e oportunidades ainda na planta para você investir e obter um lucro vigoroso. Acesse também o nosso Instagram e fique por dentro do nosso PodCast com novos episódios toda a terça-feira, às 19 horas.

1 comentário em “Investindo em imóveis para aluguel: Estratégias e considerações”

  1. Bom texto! O que me desanima são os riscos, liquidez baixíssima e manutenção dos imóveis. Mas entendo que são sim um bom investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Whatsapp
Pular para o conteúdo