Dicas para mães e pais que desejam construir um berçário aconchegante com tudo o que um bebê precisa sem gastar muito;
Você está esperando um pacotinho de alegria e deseja criar um lindo berçário sem gastar muito? Decorar o ambiente do bebê dentro do orçamento pode ser um projeto divertido e criativo para futuros pais.
Mas, antes de ir as compras, faça uma lista dos itens essenciais e daqueles específicos que deseja ter. Concentre-se no que o seu bebê realmente precisa, como berço, trocador, armário para roupas, fraldas e uma cadeira confortável para o vínculo e a alimentação.
É mamãe ou papai de primeira viagem? Ou já tem filhos e está esperando mais um? Continue esta leitura para ter acesso as dicas e ideias que vão ajudar você a projetar um berçário aconchegante sem gastar muito.
Escolha um tema ou esquema de cores
A seleção de um tema ou esquema de cores pode unir o ambiente e facilitar a decoração. Opte por cores ou temas de gênero neutro que possam crescer com seu filho para evitar redecorações frequentes. As cores neutras são aquelas que não estão associadas a nenhuma tonalidade específica, como o branco, cinza, bege e tons similares.
São frequentemente utilizadas para criar um design de interiores por proporcionar espaços tranquilos e sofisticados. A versatilidade também fornece uma base sólida para adicionar toques de cores mais vibrantes, se desejado, permitindo uma decoração flexível e fácil de atualizar ao longo do tempo.
Projeto faça você mesmo
Abrace seu lado criativo, você pode pintar móveis antigos, criar arte de parede usando um stencil, conhecido como uma técnica de grafite usada para aplicar um desenho em paredes e em diferentes superfícies. Mas também, pode utilizar um papel de parede para criar um ambiente personalizado, com pouca necessidade de tinta.
Compre de forma inteligente
Procure promoções, descontos, opções de móveis e decoração de segunda mão. Mercados online, vendas através de aplicativos como a OLX ou Enjoey e lojas de remessa, essas escolhas podem ser a descoberta do verdadeiro tesouro econômico na hora de preparar o ninho. Lembre-se de priorizar a segurança na compra de itens de segunda mão, principalmente dos berços e colchões.
Procure aproveitar itens com amigos e familiares que também tiveram filhos e pretendem doar ou vender objetos não utilizados para serem reaproveitados. Normalmente, os móveis do quarto do bebê são de uso temporário, por isso, costumam ser bem conservados e mais rentáveis de adquirir, servindo tão bem quanto um novo de loja.
Reaproveite e reutilize
Pense em móveis que possam ser refeitos para proporcionar conforto ao pequeno e para os pais no meio da noite. Por exemplo, um berço conversível, mais conhecido como “berço Moisés” pode ser facilmente planejado para adaptar ao lado da cama do casal, uma vez que o seu tamanho é estrategicamente pensado para os primeiros meses do bebê.
Você também pode dar nova vida aos itens que já possui ao pintar uma móvel, usar cestos e caixas para organizar os itens essenciais do bebê, ou para utilizá-los como mini Moisés. Investir em móveis que atendam a múltiplas tarefas oferecem soluções para armazenamento e minimizam a desordem, além de trazer mais significado para o ambiente e economia para o bolso.
Acessórios sutis
Escolha alguns acessórios importantes, como um tapete temático, almofadas, mantas ou um móbile para complementar o design do berçário. Não exagere, menos pode ser mais quando se trata de um ambiente relaxante e descomplicado para o bebê.
A iluminação suave e ajustável é essencial para a amamentação noturna e trocas de fraldas. Por isso, considere uma luz suspensa e regulável ou uma luz noturna que forneça um brilho sutil sem atrapalhar o sono. A meia luz também pode contribuir para o relaxamento do bebê que precisa de um ambiente calmo para dormir.
Segurança em primeiro lugar
Independentemente do seu orçamento, priorize a segurança no berçário. Fixe os móveis nas paredes, escolha tintas e materiais não tóxicos e garanta que os berços e outros equipamentos para bebês atendam aos padrões de segurança.
Ao combinar criatividade, compras inteligentes e foco no essencial, você pode criar um berçário econômico que reflita no seu estilo e o estilo da sua família que deseja oferecer um espaço estimulante para o pequeno ou para a pequena crescerem. Boa decoração!
Este texto foi útil para você? Gostou das dicas? Conta pra gente nos comentários logo abaixo e aproveite para conferir alguns imóveis disponíveis no nosso site. Nele, você tem acesso a um nicho específico de imóveis para quando a família aumenta. Aproveita para seguir a gente no Instagram e acompanhe ao SavaCast, nosso programa que vai ao ar toda a terça-feira, às 19h através do nosso canal no YouTube.