Desafios e Crescimento: O Valor de Assumir Riscos

O texto analisa como as gerações millennial e Z se relacionam com riscos e responsabilidades, destacando a visão da empresária Ihanka Cordeiro sobre a importância de enfrentar desafios para alcançar objetivos;

Embora as vivências e experiências das gerações Millennial e Z sejam diferentes, ambas compartilham uma postura semelhante em relação a assumir riscos. O desejo por conquistas, apesar de intenso, frequentemente acaba ficando em segundo plano, mesmo com a ambição por crescimento que, nem sempre, vem acompanhada da disposição para arriscar e alcançar resultados sustentáveis.

Continue a leitura para enxergar por uma perspectiva onde a idade é apenas um número. O que muitas vezes molda um indivíduo pode estar em sua essência, carregando características das suas respectivas gerações, mas também pode ter origem da família em que nasceu ou do ambiente em que cresceu.

Gerações e Gerações

As gerações millennial e Z compartilham a familiaridade com a tecnologia e uma busca por propósitos em suas vidas, mas se diferenciam em suas abordagens e valores. Os millennials, nascidos entre 1984 e 1996, cresceram em um mundo de transição tecnológica e valorizam a flexibilidade no trabalho. Por outro lado, a geração Z, nascida de 1996 em diante, é mais pragmática, adaptando-se a um mundo digital desde a infância. Embora ambas busquem segurança e estabilidade diante de uma forte relutância em assumir riscos, o que pode dificultar o alcance de suas ambições e sonhos.

Quando A Idade Se Torna Apenas Um Número

Ihanka Cordeiro, empresária e CEO da Sava Invest, nasceu em Capim Branco e tem 28 anos, fazendo parte da geração millennial, de um pequeno nicho de pessoas que acreditam no discurso de que sem dor, não há ganhos. Ihanka observa que, durante seu processo de contratação, as gerações millennial e Z, em maior instância, apresentam perspectivas diferentes.

Embora enfrentar dificuldades não seja algo desejável para a realização de um sonho, em entrevista com o empresário Israel Grado, a empreendedora evidencia o forte desejo das gerações de conquistar seus objetivos sem precisar lutar por eles. Percebendo que a busca por segurança e estabilidade frequentemente leva os jovens a evitar riscos, mesmo sabendo que esse comportamento relapso não os levará a lugar algum.

A Origem do Indivíduo

Deneen Fendig, uma psicóloga que participou do episódio de Midnight Gospel, transmitido pela Netflix, aborda a importância dos primeiros anos de formação. Segundo a especialista, que faleceu em 2013 em decorrência de câncer, pouco depois da sua entrevista no podcast, os primeiros cinco anos de vida moldam a estrutura da personalidade de tal forma que qualquer trabalho terapêutico realizado posteriormente envolverá uma análise de padrões estabelecidas na origem familiar.

Essa ideia pode se conectar com a observação da SEO, que observa uma geração cada vez mais avessa a assumir riscos e responsabilidades, buscando caminhos mais seguros e previsíveis. O medo de falhar, o desejo de permanecer em uma zona de conforto e a ansiedade por resultados rápidos têm criado uma mentalidade que evita desafios, resultando na falta de crescimento e estagnação. Essa dualidade das gerações, mesmo com experiências semelhantes, pode ser explicada por como as vivências individuais de cada indivíduo ou suas influências familiares são capazes de moldar a maneira como cada um se posiciona diante do mercado hoje em dia.

Assumir riscos é parte essencial de qualquer jornada de sucesso. Nenhuma grande conquista aconteceu sem incertezas, e nenhuma evolução pessoal ou profissional veio sem a disposição de carregar responsabilidades. Fugir dessas oportunidades pode parecer a escolha mais confortável no curto prazo, mas no longo prazo, acaba sendo um caminho para a estagnação.

Disse Ihanka Cordeiro, empreendedora e SEO na Sava Invest.

“É preciso entender que o medo e a responsabilidade fazem parte do processo de amadurecimento. Somente aqueles que estão dispostos a se arriscar, a encarar os desafios de frente e a aprender com os erros constroem um futuro verdadeiramente sólido”, disse a empresária que saiu da sua zona de conforto. Hoje, ampliou sua ponte de investimentos imobiliários no mercado internacional, seguindo a mesma perspectiva do grande pensador Einstein de que não é possível conquistar resultados diferentes fazendo sempre a mesma coisa.

Gostou do texto? Está se sentindo inseguro para conquistar e lutar por seus objetivos? Acompanhe o Sava Cast, nosso canal no YouTube! O programa que vai ao ar quinta-feira (24), às 19h, trazendo assuntos do mundo imobiliário e grandes reflexões que podem transformar seu amanhã em um dia melhor do que hoje.

1 comentário em “Desafios e Crescimento: O Valor de Assumir Riscos”

  1. Texto muito interessante observar essa diferença entre as gerações. O medo de se arriscar é grande às vezes, mas se jogar é necessário para alcançar seus objetivos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Whatsapp
Pular para o conteúdo