Decoração Pet-Friendly: Como Evitar Estragos e Manter a Ordem no Lar

Você sabia que os animais têm habilidades cognitivas que ajudam a compreender o ambiente em que vivem? Saiba como adaptar sua casa para atender a essa inteligência e preservar a ordem, criando um espaço pet-friendly sem abrir mão da estética

Para quem tem animais de estimação em casa e os considera membros da família, porque de fato são, é importante realizar algumas adaptações para que os móveis e até o próprio imóvel permaneçam intactos e livres de possíveis estragos graves.

Se pararmos para analisar, estamos misturando duas ou mais espécies dentro de um único ambiente. Seguindo essa linha de raciocínio, certamente será preciso fazer adaptações que combinem com os padrões naturais humanos com os do seu animal de estimação.

Continue a leitura para descobrir materiais e objetos que podem preservar o visual do seu imóvel, mantendo a liberdade do seu animal de estimação e a ordem do ambiente. Veja, também, como a ciência traz algumas evidencias sobre a capacidade de cooperativa do seu pet.

A Mente Do Pet

A modernidade tem sido marcada por uma série de estudos científicos que revelam novas perspectivas sobre o comportamento animal, desafiando antigas crenças de que eles seriam irracionais. Por muito tempo, o Homo sapiens subestimou as habilidades cognitivas de outras espécies, colocando-as em uma linha de pensamento que as considerava incapazes de cooperar sem a necessidade de um adestramento profissional para automatizar suas ações e reações.

De acordo com a veterinária Ceres Berges Faraco para a Super Interessante, especialista em psicologia animal, a racionalidade não é exclusiva dos seres humanos, como muitos podem pensar. Em vez disso, ela é uma característica compartilhada por diversas espécies, com particularidades próprias de cada uma. Faraco aponta que, por exemplo, golfinhos e macacos demonstram raciocínio ao enfrentar novos desafios e, com isso, são capazes de revisar suas estratégias para superá-los.

Unificando O Ambiente Do Seu Lar

Claro, nem sempre será possível impedir que o seu animal ataque no pé da cadeira da sala de jantar ou de subir no ventilador de teto e rodopiar feito pião. Cada espécie tem características próprias, como reconhece a ciência, mas o tutor tem um grande papel nesse processo. Ao mesmo tempo em que ensina o que é permitido ou não, ele pode fazer adaptações no ambiente para garantir a preservação dos móveis e a durabilidade do lar, mantendo o espaço seguro e adaptado para todos.

Dicas

Independente do comportamento do seu animal de estimação, a preservação do ambiente também vai depender de algumas escolhas e adaptações no seu lar. Considere algumas dicas para prevenir ou remediar os danos:

Invista em pisos adequados

Além dos vinílicos e laminados, pisos como o concreto polido e o cimento queimado são altamente resistentes a arranhões e fáceis de limpar. Esses materiais também trazem um visual moderno e têm grande durabilidade.

Tecido para móveis

Escolha tecidos como couro sintético, veludo de alta resistência, lona e microfibra para sofás e poltronas. Esses materiais são menos propensos a acumular pelos e costumam ser mais resistentes a arranhões.

Proteção para paredes e portas

Pets podem arranhar portas e paredes, então o uso de lambris ou revestimentos laváveis é uma boa opção para áreas de circulação dos animais. Existem, também, películas protetoras e tintas com revestimento lavável que facilitam a limpeza e evitam manchas permanentes.

Para O Seu Pet

Para impedir ou minimizar danos em locais indevidos, os animais também precisam entender qual é o seu espaço no ambiente. Para os gatos, arranhadores ajudam a preservar sofás e cadeiras. Oferecer brinquedos estimulantes e ossos de mastigação para cães também é uma boa estratégia, assim ele pode deixar o pé da sua mesa em paz e gastar energia com algo que realmente é dele, afastando a atenção de móveis e objetos.

Espaços exclusivos para os Pets

Ter um cantinho ou uma cama específica para o pet faz com que ele tenha seu próprio espaço para relaxar. Para gatos, prateleiras elevadas podem servir como “playground”, enquanto cães apreciam caminhas confortáveis em cantos da sala.

Proteção para fios e cabos

Quem nunca se deparou com um fio mordido que atire a primeira pedra. Fios e cabos são irresistíveis para muitos pets. Use canaletas para protegê-los e evitar acidentes. Isso também mantém a estética do ambiente, evitando fios expostos.

Portões e barreiras internas

Se seu pet costuma se aventurar demais por certas áreas, instalar portões ou barreiras leves nas portas ajuda a limitar o acesso. Assim, áreas como o home office ou cozinha podem ficar livres de sujeira e arranhões.

Com o passar dos anos, especialmente após a pandemia, os animais de estimação se tornaram mais do que apenas uma espécie e passaram a fazer parte do núcleo familiar. Estão sempre inclusos nos planos, nas atividades diárias e na rotina como um todo. A sua casa oferece toda a estrutura que sua família e seu pet precisam? Visite o site da Sava Invest e conheça opções de imóveis prontos, com a estrutura ideal para receber você e todos os seus familiares!

Gostou do tema? Deixe um comentário! E não perca o nosso SavaCast, com um papo especial de Ariana Palaoro, conduzido por Ihanka Cordeiro, através do nosso canal no YouTube. O episódio vai ao ar dia 14, quinta-feira, às 19h! Não perca!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima
× Whatsapp
Pular para o conteúdo